Uma novidade importante para a indústria onshore brasileira. A joint venture Capixaba Energia anunciou nesta semana que apresentou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) a declaração de comercialidade do campo de Batuíra, no bloco ES-T-441 na Bacia do Espírito Santo. A área foi arrematada pela empresa durante a 14ª Rodada de Licitação da ANP, realizada em 2017.
O campo foi descoberto pela perfuração do poço exploratório 1-IMET-28-ES (no prospecto Sintonia) em abril de 2021. O reservatório ocorre na formação Urucutuca e o volume recuperável total estimado é de 7,4 milhões de barris de óleo com 20° API. O campo está localizado no município de Linhares a cerca de 150 km da cidade de Vitória (ES).
A Capixaba Energia é uma joint venture entre a Imetame (50%) e a EnP Energy Platform (50%). O poço 1-IMET-28-ES começou a ser perfurado em abril de 2021. Confirmando as expectativas positivas do CEO da EnP, Marcio Felix, as empresas anunciaram em maio de 2021 que encontraram indícios de petróleo após a perfuração do poço.