PETRÓLEO E GÁS IMPULSIONAM ALTA DE 18,6% NA INDÚSTRIA DO ES

Com o percentual, o Espírito Santo teve o melhor indicador entre os locais pesquisados pelo IBGE e bem acima da média do Brasil (-0,3%).

O crescimento da produção de petróleo e gás natural em janeiro impulsionou a alta da indústria capixaba, que começou 2023 com resultado positivo. Ela cresceu 18,6% em janeiro deste ano, na comparação com o mês anterior. Com o percentual, o Espírito Santo teve o melhor indicador entre os locais pesquisados pelo IBGE e bem acima da média do Brasil (-0,3%).

Os dados foram compilados pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e fazem parte da Pesquisa de Produção Industrial Mensal (PIM) do IBGE, divulgada na última quinta-feira (06).

Parte do bom desempenho da indústria capixaba em janeiro pode ser explicada pelo crescimento da indústria extrativa. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), a produção de petróleo cresceu 31,9% e a de gás natural 20,4% nesse período.

A presidente da Findes, Cris Samorini, explica que, para este ano, o mercado espera uma valorização do preço das commodities metálicas e energéticas, principalmente a partir do segundo semestre.

“Como somos um estado com vocação natural ao comércio internacional, isso beneficiará a produção e as exportações industriais capixabas. Vale ressaltar que a cotação do petróleo já está em rota de recuperação e deve acelerar ainda mais a partir da metade deste ano, o que aumenta o valor das nossas exortações”, apontou.

Fonte: Folha Vitória

Postado em:

Preencha o pré-cadastro para ser contactado por nossa equipe

Para ser associada a empresa precisa ter CNPJ no Espírito Santo.