A economia capixaba começou 2023 apresentando forte aceleração. De acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (06/06), pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo registrou crescimento de +4,5% nos três primeiros meses do ano. O resultado foi mais que o dobro do apresntado pelo Brasil, que ficou em +1,9%.
Com esses resultados, a estimativa do PIB nominal do Estado no primeiro trimestre de 2023 foi de R$ 45,4 bilhões em valores correntes. Em valores acumulados dos últimos quatro trimestres, o PIB nominal totalizou R$ 181,6 bilhões, maior valor alcançado na série histórica.
De acordo com o IJSN – Instituto Jones dos Santos Neves, a Indústria Geral pode ter contribuído para uma alta ainda maior do PIB capixaba. O setor representou recuo de -2,9%, impactado pelo resultado da indústria de transformação (-11,5%). O sinal positivo veio da Indústria extrativa, que apontou crescimento de +2,3% no período.
“Outra boa notícia para a Indústria extrativa é a previsão de chegada de um novo navio-plataforma, que deve começar já no próximo ano, na porção capixaba da Bacia de Campos, ampliando a produção de petróleo e gás no Espírito Santo”, observou o diretor de Integração e Projetos Especiais do IJSN, Antonio Ricardo Freislebem da Rocha.
Fonte: ES Fala